Quem somos?

A Chazit Hanoar Hadrom Americait é um dos maiores movimentos juvenis da América do Sul. A tradução literal do nosso nome é Frente Jovem Sul Americana, e estamos espalhados em quatro snifim: Rio de Janeiro,São Paulo, Porto Alegre e Montevidéu. Cada snif está ligado a uma sinagoga de origem germânica, como por exemplo, nós com a ARI. Temos como ponto de união e identidade entre os chaverim dos 'quatro cantos' da Chazit nossa Plataforma Ideológica, que nos define como Movimento Juvenil Judaico Sionista Educativo Apartidário Continental , o que não nos impede de tomarmos decisões e nos manifestarmos politicamente.



No snif do Rio, possuimos dois Kenim, ou seja, duas sedes. A de Botafogo e a da Barra. Atualmente, a Chazit Barra é para as shichavot menores, e vem crescendo com o tempo. Trabalhamos da mesma forma nessas duas unidades, mas levando em consideração as pequenas diferenças que possam existir entre os chanichim e o espaço que nos é disponível. Temos uma só chinuch e uma só hanagá que visam sempre o bom funcionamento e fortalecimento da Chazit Barra e da Chazit de Botafogo, simultaneamente. Nas machanot locais, os chanichim da Barra e de Botafogo da mesma idade se juntam em uma só shichvá.



Nossa ligação com Israel se faz através de um escritório de contato (Lishkat Hakesher), onde bogrim que fizeram aliá trabalham no sentido de mantermos aberto um vínculo direto com Eretz Israel, além de ajudar a incrementar os programas Shnat Le Madrichim, bem como procurar futuros shlichim, entre outras atividades.



Para o bom cumprimento de nossos objetivos e com intenção de criar um vinculo não só ideológico, mas também pessoal e de amizade, uma série de encontros são realizados para chanichim de a partir de 15 anos, madrichim e bogrim, como seminários continentais e machanot centrais. Como tafkidim continentais, temos o de mazkir, responsável pela comunicação com a Lishkat Hakesher e inter-snifim, o de rosh chinuch, responsável por manter a mesma linha educacional básica em toda a tnuá, e o de guizbar, responsável pelo gerenciamento financeiro da tnuá em um âmbito continental.


Compreendida nossa estrutura continental, podemos passar a explicar o funcionamento de nosso snif aqui do Rio.



Hanalá
É o órgão máximo da Chazit-Rio. Aos sábados, após o término das atividades com os chanichim, todos os membros da liderança do movimento se reúnem para debater e tomar decisões acerca de questões gerais da nossa tnuá, assim como avaliar o andamento das diversas atividades que por ventura estiverem sendo realizadas.



Chinuch
Com a participação dos merakzim de cada chug e do sheliach, chinuch se reúne todas as segundas para discutir tudo o que se refere à parte educacional do movimento, seja no âmbito geral, seja no que se refere especificamente a cada shichvá. Além disso, nesta reunião são avaliadas as atividades passadas e debatidas as atividades futuras, buscando sempre a melhor forma de se transmiti-las por cada chug. Dentro dela, esta tambem o horim, que é reponsavel pelo contato da Chazit principalmente com os pais, mas também com a comunidade judaica no Rio de Janeiro em geral. 



Chuguim
São formados pelos madrichim de cada shichvá. Orientados pelos merakzim, se reúnem semanalmente para preparar as atividades dos sábados e das machanot. Assim, os chanichim de 7 anos, por exemplo, têm seu grupo de madrichim especifico, ou seja, o chug de Solelim, bem como os chanichim de 16 anos têm como madrichim os componentes do chug de Amelim. 



Vaadot
São as comissões de trabalho, abertas para toda a liderança da Chazit e para os chanichim que estão se preparando para pegar Hadracha. A Vaadat Bait cuida da manutenção da casa. A Vaadat Iton, se responsabiliza pelo jornal da tnuá, o Kol Chazit. A Vaadat Iton Kir atualiza semanalmente o KC Kir (jornal de parede). A Vaadat Rádio, que anima os nossos encontros. A Vaadat Tikshoret, que  divulga os eventos do movimento. A Vaadat Produtos tem o papel de criar nossas camisas, bem como outros diversos adereços que mostram a nossa cara e fazem o chanich estar cada vez mais próximo da Chazit. Entre outras.



Tafkidim
Aqui estão as pessoas responsáveis em coordenar e centralizar todas as atividades do movimento. O mazkir Botafogo e o mazkir Barra são encarregado de comandar a Hanalá, além de coordenar as atividades de forma geral; o merakez chinuch é quem comanda a Vaadat Chinuch e se responsabiliza pela consistência educacional dos tochniot (programas de atividades); o Rosh Vaadot é reponsável pela mazkirut (conjunto de todas as vaadot) e atua na centralização e acompanhamento das vaadot e na organização de eventos para os sábados; o Guizbar é o nosso tesoureiro.



Sheliach
Enviado de Israel, o Sheliach nos apóia em todas as nossas atividades, bem como traz conteúdo sobre Israel e temas judaicos. Participa diretamente de quase todas as reuniões, além de manter um contato irrestrito com a ARI. Geralmente fica conosco por dois anos.

© Copyright 2013, Chazit Hanoar. Todos os direitos reservados.